Concordância da língua portuguesa (Parte 2)

novasregrasdeportugues

Um milhão de dúvidas ou mil dúvidas?

Num anúncio comercial, foi possível ouvir claramente: “Isto é para atender as minhas milhares de fãs”, dizia o primeiro. E o outro retrucava: “E isto é para as minhas milhões de fãs”.
Sinto muito desapontar os nossos artistas, mas correto é “os meus milhares de fãs” e “os meus milhões de fãs”, mesmo se os fãs forem apenas mulheres.
O problema é que MILHAR, MILHÃO, BILHÃO, TRILHÃO… são substantivos masculinos. Os antigos, pronomes ou numerais antecedem a MILHAR ou MILHÂO devem portanto, ficar no masculino: “OS MILHARES de crianças fugiam com muito medo”; “Mais de DOIS MILHÕES de pessoas assistiram ao espetáculo”, “Será capaz de fazer UM MILHÃO e MEIO de embaixadinhas”.
Assim sendo, as frases “Tenho uma milhão de duvidas” e “Umas três milhões de mulheres” estão erradas. O certo é: “Tenho UM MILHÃO dúvidas” e “Uns três MILHÕES de mulheres”.
Quanto ao numeral MIL, o problema é outro: não se usa UM ou UMA antes de MIL. Não há necessidade de escrever “Recebeu um mil reais”, Uma mil pessoas compareceram à feira” ou “tenho uma mil dúvidas”. Basta: “Recebeu mil reais”, “Mil pessoas compareceram à feira” e “Tenho mil dúvidas”. É importante lembrar que o numeral que antecede a MIL deve concordar em gênero com o substantivo a que se refere: “DUAS mil pessoas receberam DOIS mil dólares”; “Tenho DUAS mil dúvidas” e “O garoto fez quarenta e UMA mil, SETECENTAS e oitenta e DUAS embaixadinhas”.

Faça você mesmo para seu interesse de aprendizagem ou especialização caso tenha alguma dúvida nestas questões de CONCORDÂNCIA que, são meros fatores simples de serem resolvidos devido as suas dúvidas a elas referentes, lembrando que todos nós temos algumas dúvidas em nossa linguagem, bastando apenas repassar a algum meio de aperfeiçoamento das mesmas questionadas, segue a baixo algumas questões a serem corrigidas aperfeiçoando os seus conhecimentos…

1 - CONCORDÂNCIA VERBAL
Corrija apenas as frases inaceitáveis segundo a norma culta:

1. Houveram vários problemas no salão de jogos.
2. Aconteceu alguns incidentes neste fim de semana.
3. Ainda está faltando dois convidados.
4. Podem haver muitos torneios simultâneos.
5. Deve existir, no mínimo, duas opções a mais para o hospede.
6. Começará a ser divulgado hoje os três filmes selecionados.
7. Vai continuar entrando dólares no país.
8. Já fazem dois anos que eles estiveram aqui.
9. Vão fazer três meses que inauguramos o hotel.
10. Falta dez minutos para começar a nossa sessão de cinema.
11. A maioria das crianças preferiu o passeio de barco.
12. Boa parte dos problemas já está resolvida.
13. Mais da metade dos hóspedes ainda não foi atendido.
14. Um grupo de artistas chegou ao hotel.
15. Um terço dos hóspedes ainda não foi atendido.
16. Um milhão de pessoas já visitou os nossos hotéis.
17. Cerca de dez mil turistas chegou ao Rio de Janeiro.
18. Foi descontado 10%.
19. 20% da Mata Atlântica já estão destruídos.
20. Ou você ou eu teremos que ir até o Rio de Janeiro.
21. Aluga-se apartamentos.
22. Aqui vende-se importados.
23. Precisam-se de operadores.
24. Ainda não se fez as pesquisas necessárias.
25. Não se tratam de assuntos externos.
26. Ele é um dos que resolveram o problema.
27. Ela foi uma das mulheres que socorreram as vitimas do acidente.
28. O escolhido foi eu.
29. Deveria ser 7h quando os convidados chegaram.
30. são meio dia e meia.

Lembrando que essas informações estão sendo extraídas de um livro chamado (Português sem Complicação) do Professor Sérgio Nogueira, Fuçando em minhas coisas aqui em casa achei esse livro importantíssimo de aperfeiçoamento da nossa Linguagem resolvendo postar algumas coisas para mostrar um incentivo a EDUCAÇÃO em nosso país que sempre foi precária desde quando Cabral pisou nessas terras e trazendo essa Linguagem que findou em várias origens não sendo apenas o português de Portugal, sendo também de outras origens de linguajar… Sem maldades esqueci desse detalhe, mas já explicado ufa!

“CONCORDÂNCIA NOMINAL”, segue no próximo post…

Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

2 comentários:

  1. vc não tem as respostas desse questionário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: As resposta você vai ver durante as 3 partes sobre concordâncias é ir no marcador gramática blz...

      vc poderia colocar o seu nome, mas valeu pelo comentario mesmo assim...

      Excluir

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Os comentários que respeitarem as regras abaixo serão publicados:

- Devido aos constantes comentários de pessoas anônimas sem se quer deixar seu nome, agora terá que se logar com uma conta do Google para comentar...
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção openID
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria para isso use o formulario de Contato;
- Ao comentar como anônimo deixe seu nome para eu saber ao menos isso;

Seguidores

Total de visualizações

Mario Quintana

O TRÁGICO DILEMA: Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.

AMAR: Fechei os olhos para não te ver e a minha boca para não dizer... E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei, e da minha boca fechada nasceram sussurros e palavras mudas que te dediquei... O amor é quando a gente mora um no outro.

BILHETE: Se tu me amas, ama-me baixinho Não o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim! Se me queres, enfim, tem de ser bem devagarinho, Amada, que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

Por Mario Quintana

Veja outros autores em: Pensador.Info

VEM DO CORAÇÃO

Há um sentimento para contemplar, como encontrar palavras que expressa o sentimento continuo e duradouro, somente os gestos, olhares, carinhos e até mesmo o silêncio poderá explicar o que sinto, para quem corresponde será um bom entendedor.

Márcio Ferreira

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

email newsletter